Marketplaces são empreendimentos em pleno crescimento no mercado brasileiro, com grandes potenciais de lucratividade. Mas este é um modelo de negócio mais amplo do que muita gente conhece. Existem vários tipos de marketplace e neste conteúdo vamos falar de maneira mais detalhada sobre cada um deles.
Falaremos sobre as formas pelas quais os marketplaces obtêm receita, além de explorar mais a fundo os tipos de clientes e o público-alvo de cada tipo de negócio. Por isso, se você quer entrar para este mercado, este conteúdo é para você. Vamos lá?
Sumário
Tipos de marketplace por modelo de receita
Classificação dos marketplaces por perfil de cliente
Vantagens de criar um marketplace
Como funciona um Marketplace?
Marketplaces têm um funcionamento que se assemelha a um shopping virtual. Ou seja, é um espaço onde vários vendedores e/ou prestadores de serviço encontram clientes. Nesse caso, o marketplace funciona como um intermediador entre compradores e vendedores.
Os clientes têm vantagem ao comprar de marketplaces porque têm acesso a uma variedade muito maior de produtos e serviços, o que dá mais opções e ainda ajuda a jogar os preços para baixo.
Já os vendedores têm vantagens de negociar em marketplaces porque eles contam com o prestígio de uma plataforma que já tem uma base consolidada com inúmeros clientes, o que facilita o surgimento de oportunidades de venda.
Tipos de Marketplaces por modelo de receita
Como mencionamos, diferentes tipos de marketplace estão presentes em nosso mercado. Algumas plataformas extremamente populares, como a Uber e o AirBnb, também são marketplaces, embora muita gente não saiba disso. Acompanhe alguns detalhes sobre os diferentes formatos de marketplace.
Marketplace de produtos
Conecta lojas ou pessoas que vendem produtos físicos (ou digitais), com clientes que desejam comprar esses bens. Existem dois formatos pelos quais estes marketplaces podem obter sua receita:
Produtos por Transação
Ou seja, a cobrança de comissão sobre cada venda realizada, e/ou a cobrança de mensalidade dos vendedores para uso da plataforma e para que eles ganhem benefícios adicionais (como divulgação, banners destacados na plataforma, para gerar mais clientes, etc).
Produtos por Anúncio
Esse modelo de receita envolve a cobrança de publicidade por anúncio. Ou seja, para ter o seu produto exibido na plataforma, visível aos clientes, já é cobrado um valor. Esse formato é menos comum do que o marketplace de produtos por transação, mas ele também pode ser bastante vantajoso pois garante a receita independentemente da quantidade de vendas concluídas. Pode-se cobrar por anúncio individual ou por lotes de anúncios.
Marketplace de serviços
Essa modalidade conecta profissionais ou empresas que prestam serviços, com clientes finais que demandam um determinado tipo de serviço. A prestação de serviço possui essa característica, oferecendo alternativas especializadas e até customizadas.
Serviços por Orçamento/Negociação
O administrador/proprietário do marketplace realiza cobrança de mensalidade dos prestadores de serviço para realizar a divulgação do perfil do prestador. Também pode haver venda de leads, ou seja, a venda de uma lista de contatos que o prestador pode prospectar. Ou ainda, o marketplace cobrar do prestador um valor de publicidade para destaque nas buscas dentro da plataforma.
Serviços por Transação
Esse modelo é mais simples. A gestão do marketplace cobra comissão sobre o prestador de serviços a cada venda realizada. Geralmente, a porcentagem varia entre 15% e 30%.
Serviços por aluguel
O formato é o mesmo de um marketplace de serviço. Uma plataforma que reúna proprietários de bens que possam ser alugados unindo clientes interessados em alugar estes produtos. Podem-se alugar veículos, maquinários industriais, imóveis e muitos outros bens. O Airbnb é um bom exemplo de marketplace de aluguel.
Marketplace de agendamentos
Marketplaces de agendamentos tem como finalidade unir a agenda de prestadores de serviços a clientes interessados. É um tipo de marketplace de serviços, mas no qual o cliente já realiza o agendamento em questão. Um exemplo é a plataforma Doctoralia, marketplace de agendamento de consultas médicas.
Marketplace hiperlocal
Embora os marketplaces operem em plataformas na internet, nem todo marketplace tem a finalidade de vender seus produtos para um público geograficamente distante. Alguns marketplaces têm o seu foco no público local, da mesma cidade ou, até mesmo, do mesmo bairro.
Alguns exemplos são o Facebook Marketplace e até mesmo a OLX, plataformas que dão mais liberdade para que os usuários negociem entre si e cuidem de todos os detalhes, do pagamento à entrega do produto.
Marketplace de nicho
O que define um marketplace de nicho não é o fato de vender produtos ou serviços. Mas sim, que a sua oferta seja feita para um nicho específico de mercado. Esses marketplaces são interessantes pois, ao segmentar o universo de clientes em grupos menores, eles são menos ameaçados pela concorrência de grandes plataformas já consolidadas no mercado.
Alguns exemplos:
- Dafiti;
- MadeiraMadeira;
- Elo7
- Netshoes;
- Entre outros.
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Classificação dos marketplaces por perfil de cliente
Além da classificação de marketplaces pelos produtos e serviços que oferecem, também podemos categorizar esses empreendimentos pelo tipo de agentes que compram e que vendem. Veja só:
Marketplaces B2B
Os marketplaces Business to Business (B2B) são empreendimentos nos quais empresas vendem para empresas. São negócios cujo ticket de venda é maior e/ou com maior recorrência nas transações. Alguns dos maiores marketplaces do Brasil e do mundo tem seções especialmente para B2B: Amazon, AliExpress, Magalu e Mercado Livre.
Marketplaces C2C ou P2P
Os marketplaces Consumer to Consumer (C2C) ou Peer to Peer (P2P) são aqueles em que dois consumidores finais podem fazer negócios entre si. Aqui, vendem-se produtos artesanais, usados ou de segunda mão. Alguns exemplos populares são o Enjoei, a OLX, o Mercado Livre e o Facebook Marketplace.
Marketplaces B2C
Os marketplaces B2C são os mais comuns e “convencionais”. Isso porque são plataformas que vendem de empresas para clientes finais. Os exemplos você conhece: Magalu, Americanas, Casas Bahia, eBay, Shopee e outros.
Marketplace de anúncios
São marketplaces nos quais os usuários podem criar anúncios de produtos ou serviços. Diferentemente dos marketplaces anteriores, em que os sellers tem uma loja virtual dentro da plataforma, aqui oferecem-se apenas anúncios, tal qual em um classificado. Um exemplo disso é o Facebook Marketplace.
O mercado dos marketplaces
O mercado de marketplaces no Brasil apresenta um crescimento bastante significativo. Mesmo antes da pandemia da Covid-19, os números deste mercado já eram bastante promissores. Com as medidas de isolamento, o delivery e o e-commerce decolaram, levando os marketplaces consigo.
Hoje, o mercado de marketplaces representa quase 80% de todo o faturamento que circula no e-commerce. Além disso, o marketplace no Brasil em 2021 movimentou cerca de R$ 304 bilhões, segundo dados da Receita Federal e da FGV. Crescimento de cerca de 38% em relação ao ano anterior.
Vantagens de criar um marketplace
Quando comparamos com outras formas de ganhar dinheiro na internet, vemos que criar um marketplace pode ser a modalidade mais interessante e atrativa. Vamos comparar, por exemplo, com quem abre um e-commerce e com quem vende em um marketplace.
Quem tem um e-commerce pode ter bons resultados, no entanto terá bastante dificuldade para consolidar a sua marca e para escalar seu negócio, especialmente porque diversas lojas virtuais dividem um mercado muito concorrido. Além disso, há o desafio da gestão de estoques e logística.
Vender em um marketplace é mais simples e menos custoso do que ter o seu próprio e-commerce. Entretanto, os seus ganhos estão limitados pelas taxas e/ou comissões que é preciso pagar à gestão da plataforma que você utiliza. Com isso, o seu negócio é pouco escalável.
Criar um marketplace, por sua vez, é bastante escalável. O seu faturamento pode se multiplicar muito mais do que a sua estrutura de gastos, otimizando a lucratividade. Além disso, você não precisa ter estoque próprio e pode terceirizar todos os serviços de transporte e logística com parcerias estratégicas.
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Conclusão
Os diferentes tipos de marketplace tem algo em comum: todos trazem uma oportunidade de crescimento e consolidação financeira para você, empreendedor. Contudo, é importante se preparar e planejar estrategicamente para tomar as decisões certas e fazer com que o seu negócio, de fato, vá cada vez mais longe. Podemos ajudar você.
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