O tráfego orgânico é algo desejado por todas as empresas que possuem redes sociais, produção de conteúdo e sites para redirecionamento de leads. Mas o que exatamente é tráfego orgânico e por que ele é tão importante para as empresas que operam seus negócios na internet?
Neste conteúdo, vamos falar sobre o que é tráfego orgânico, como ele chega até suas páginas, qual a sua importância e de que maneiras a sua empresa pode aumentar o volume deste tráfego tão estratégico. Acompanhe com a gente!
Sumário
1- O que é tráfego orgânico?
2- Quais são os tipos de tráfego?
3- O que é melhor: tráfego orgânico ou tráfego pago?
4- Vantagens do tráfego orgânico
5- Como melhorar o tráfego orgânico com SEO
6- Dicas para conquistar tráfego orgânico para seu site
7- Como medir o tráfego orgânico?
8- Como conseguir tráfego orgânico nas redes sociais?
9- Conclusão
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico é, basicamente, composto por pessoas que visualizam e acessam os seus conteúdos, por meio de links que foram apresentados pelos algoritmos das redes sociais e dos motores de busca, sem que tenha sido necessário qualquer investimento em anúncios.
Sempre que alguém publica determinado conteúdo, os algoritmos das redes e das ferramentas de busca fazem cálculos para determinar quais outros usuários da internet devem ter acesso a esse conteúdo de maneira orgânica. Para isso, se valem das conexões entre os usuários, a quantidade de seguidores que as páginas possuem, entre outros fatores.
No caso da publicação de conteúdo multimídia, os algoritmos também levam em conta os fatores de SEO (otimização para ferramentas de busca) para afinar os conteúdos exibidos a cada usuário de acordo com a qualidade e com a usabilidade desse material.
Quais são os tipos de tráfego?
Além do tráfego orgânico, há outros tipos de acessos aos seus conteúdos na internet. Veja:
Tráfego orgânico
Como mencionado, o tráfego que se origina nas conexões das páginas/redes e na qualidade SEO do conteúdo publicado.
Tráfego pago
Se o tráfego orgânico leva em conta apenas as conexões orgânicas da página, o pago é literalmente “comprado” por sua empresa. Você paga para que o alcance das suas redes sociais ou de seus resultados nas buscas aumentem em quantidade e volume. Quase sempre há a distinção “patrocinado” nos links e conteúdos de tráfego pago.
Tráfego social
O tráfego social é aquele que se dá por meio de conteúdos virais ou de compartilhamentos entre perfis com interações recorrentes. Embora ele seja uma espécie de tráfego orgânico, o tráfego social diz respeito a compartilhamentos entre redes de afinidade, principalmente, nas plataformas de mídia social.
Tráfego direto
Se você foi até a caixa de endereço do seu navegador e digitar o site (URL) de uma página, essa ação irá ser registrada como tráfego direto. Ou seja, em casos nos quais o(a) usuário(a) acessa por conta própria diretamente o conteúdo desejado sem qualquer interação explícita com terceiros.
Tráfego de referência
O tráfego de referência acontece quando um usuário acha o seu site sendo redirecionado por outro site, mas sem passar por uma busca no Google. Uma situação comum: você acessar o link de uma notícia clicando na rede social do veículo midiático. Ao acessar o portal de notícias, ele será considerado tráfego de referência.
O que é melhor: tráfego orgânico ou tráfego pago?
Em tese, o tráfego orgânico é bom porque ele é “grátis”. Colocamos as aspas na palavra grátis porque, na verdade, é muito comum que as empresas invistam para ter tráfego orgânico, na forma de consultorias de SEO e produção de conteúdo. Contudo, a realidade é que o tráfego orgânico e o pago ocupam finalidades diferentes dentro de uma estratégia de marketing.
O tráfego orgânico é utilizado principalmente para a criação de conexão com o cliente, de forma que o contato dele com a marca, suas páginas e seus sites já é algo familiar. O tráfego pago, por sua vez, é muito usado para a prospecção de novos usuários/leads, bem como para impactar clientes já fidelizados em campanhas que exigem retorno rápido. Em suma, não tem um melhor, especificamente. É bom ter os dois, na maioria das vezes.
Vantagens do tráfego orgânico
Contudo, o tráfego orgânico possui as suas especificidades e também as suas vantagens em relação aos outros tipos de visibilidade. Veja só:
Permanência
Tráfego orgânico é também um sinal de maior permanência dos usuários em suas páginas e conteúdos. O(a) visitante que acessou seu conteúdo de maneira orgânica tem bem mais chances de realmente ter desejado chegar àquele conteúdo do que o(a) usuário(a) que foi impactado por uma campanha de conteúdo patrocinado.
Autoridade
Tráfego orgânico também é um indicativo de autoridade. Por que você acessaria espontaneamente o conteúdo de uma página ou rede social se não atribui alguma importância àquilo? Na melhor das hipóteses, você acessa para comprar ou concordar. Na pior, para fazer críticas, mas você não fica relevante àquele conteúdo.
Usuários que acessam e permanecem nos conteúdos que abrem organicamente tendem a conferir autoridade e credibilidade às marcas que assinam esses materiais.
Escalabilidade
A escalabilidade acontece quando o seu potencial de ganhos cresce em uma proporção muito maior do que sua estrutura de custos. É isso o que acontece com o tráfego orgânico: uma vez que se invista em SEO e na geração de conteúdo de relevância, os resultados da estratégia tendem a crescer muito, enquanto que o gasto com a execução da estratégia já foi realizado e não será repetido tão cedo.
Custo-benefício
Provendo escalabilidade, autoridade e fidelização, o tráfego orgânico é também o que proporciona a melhor relação entre custo e benefício para o seu negócio, entre os tipos de tráfego existentes. Como dissemos, pode ser interessante mesclar diferentes tráfegos no seu negócio, mas avalie individualmente cada contexto.
Como melhorar o tráfego orgânico com SEO
Diversas técnicas de SEO podem ajudar a melhorar os números do tráfego orgânico das suas marcas. E o melhor: elas podem ter custo zero ou quase zero. Veja só!
Tenha um blog
O blog é um dos instrumentos mais simples e baratos de se criar para a sua empresa e, de cara, já melhorar os resultados de SEO da sua marca.
Ele representa um espaço no qual a sua empresa irá publicar conteúdos de qualidade, visando a instrução, a curiosidade, a educação ou a conscientização do público com materiais relevantes. O algoritmo lê dessa forma que as suas páginas têm mais conteúdo e, portanto, devem ser mais relevantes nas buscas.
Crie conteúdo de qualidade
De nada adianta ter um blog, mas não mantê-lo atualizado. O efeito sobre o SEO e sobre a percepção do público será nulo. Por isso, crie conteúdo de qualidade: textos, vídeos, guest posts, podcasts, reposts de portais parceiros, entre outros.
Lembre-se também de ter regularidade na atualização e na disponibilização dos conteúdos. Ter uma frequência regular também ajuda o algoritmo a indexar melhor suas páginas nas buscas orgânicas.
Invista no SEO técnico do site
Não é apenas no quesito “conteúdo” que um site pode ser otimizado em SEO. Diversos aspectos técnicos, muitos deles não visíveis ao usuário comum, também podem ser trabalhados para que os conteúdos tenham uma performance mais otimizada perante os algoritmos das buscas e das redes sociais.
Se você faz publicações no WordPress ou ferramentas semelhantes, já deve ter visto que absolutamente tudo pode ser alterado com uma programação em linguagem HTML. Imagens, elementos textuais, estrutura de site, até mesmo aspectos do back end. Você pode alterar legendas, textos alternativos para imagens. Isso tudo para deixar a página mais leve, rápida e relevante para o algoritmo.
Otimize o conteúdo para SEO
Tendo otimizado a forma, também deve otimizar o conteúdo: tamanhos de títulos, textos, parágrafos, frases e palavras acessíveis tornam o site mais relevante. Páginas com referências e boa resolução deixam o conteúdo mais amigável ao usuário, enquanto que uma quantidade razoável de palavras faz com que o algoritmo entenda que aquele conteúdo é completo o suficiente e não excessivamente longo.
Existem algumas ferramentas, como o Yoast, que fazem análises e avaliam com pontuações a qualidade SEO do seu material. Conheça para entender as principais características de um conteúdo otimizado.
Gere links externos e autoridade
Você deve ter reparado que na página deste artigo há uma série de links para sites internos do Ideia no Ar, bem como de outras empresas (links externos). Estes links buildings mostram ao algoritmo que a página busca se relacionar com o ecossistema de conteúdo e que se preocupa com a experiência do leitor ao indicá-lo diversos outros conteúdos interessantes.
Por isso, você também deve gerar links internos e externos. Cuide, entretanto, para que os links que você utilizar realmente gerem a autoridade desejada junto ao leitor. Sem isso, o efeito pode ser contrário ao desejado.
Dicas para conquistar tráfego orgânico para seu site
Além das ações diretas sobre suas plataformas ou sites, veja estratégias que você pode adotar para conquistar mais tráfego orgânico para o seu site.
Conheça sua persona
Elaborar uma persona é fundamental não só para o tráfego orgânico, mas para tudo o que você for fazer relacionado a marketing e vendas. A persona é o seu cliente fictício ideal, que serve como alvo para as campanhas seguintes.
Ele ou ela possui características demográficas, sociais, físicas, familiares, hábitos de consumo, hábitos de compras e outros detalhes. Quanto mais profunda for a história de sua persona, melhor. Lembre-se que a persona deve ser coerente com o seu público-alvo e, principalmente, com os produtos e serviços que sua empresa oferece.
Dica: Quer ajuda para construir a sua persona? Temos uma ferramenta gratuita que te auxiliará.
Escolha boas palavras-chave
As palavras-chave são essenciais para os resultados do tráfego orgânico. Assim como no leilão de palavras, os algoritmos do tráfego orgânico também conectam as palavras-chave do seu conteúdo para mostrar aos usuários os materiais, sites, páginas e postagens que mais se relacionam com o que eles desejam.
Há palavras-chave curtas (short tail) e longas (long tails), com diferentes níveis de abrangência. Lembre-se de relacioná-las para obter melhores resultados.
Capriche nos títulos e descrições
Títulos e descrições são decisivos para um usuário clicar ou não em um anúncio, notícia, página ou post. Capriche! Seja preciso, sucinto, completo e instigante! Deixe o seu leitor com vontade de ver, ler ou ouvir o que se publica. Use as ferramentas de otimização SEO para definir o tamanho correto de títulos e subtítulos.
Divulgue o conteúdo em outros canais
Não restrinja o seu conteúdo ao seu blog ou ao seu site. Use todas as redes sociais a seu favor. Aplique diferentes linguagens a cada plataforma e cative clientes em diferentes habitats. Não desconsidere até mesmo canais mais tradicionais, como o e-mail marketing ou mensagens de SMS/WhatsApp.
Estruture o Inbound Marketing
O Inbound Marketing compõe estratégias como SEO, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Marketing de Indicação e outros. Estruture verdadeiramente uma campanha de estratégias que será aplicada ao público.
Isto é, não faça ações isoladamente ou sem um planejamento por trás. Todas as decisões do marketing da sua empresa devem ser tomadas com fundamento, preferencialmente baseadas em dados.
Dica: Faça um planejamento estratégico, para não esquecer de nenhum detalhe das ações do seu negócio!
Como medir o tráfego orgânico?
Há várias formas de se medir o tráfego orgânico das suas páginas. As redes sociais, por exemplo, possuem indicadores e plataformas próprias de análise que permitem obter um retrato em tempo real de quem, como, quando e como está sendo acessado os seus conteúdos, o que ajuda no direcionamento de campanhas pagas e conteúdos orgânicos.
Os sites, por sua vez, podem ser integrados com diversas ferramentas de gestão de marketing e de conteúdo, como alguns dos CRMs mais famosos do mercado – SalesForce, Totvs, PipeDrive, HubSpot e outros. Ou ainda, usar a plataforma de analytics do Google ou do WordPress para acessar seus indicadores e métricas.
Como conseguir tráfego orgânico nas redes sociais?
Nas redes sociais, além da publicação de conteúdos interessantes, recorrentes e relevantes, é muito importante observar, além de administrar bem a relação com o público. Curtidas, comentários e compartilhamentos. Em alguns casos, pode até ser interessante dialogar diretamente com usuários e visitantes em mensagens privadas.
Essa é uma forma bem interessante de criar uma conexão crescente e positiva com o público, que passa a atribuir simpatia à ideia de que a marca se comunica individualmente e de maneira customizada com cada consumidor.
Conclusão
O tráfego orgânico é um bom termômetro de como estão os resultados de um negócio digital. Afinal, uma empresa não pode bancar todas as suas visitas em tráfego pago, o que deixaria o negócio financeiramente insustentável. Por isso, invista tempo/recursos no planejamento e na execução de estratégias que proporcionem um maior tráfego orgânico para seu empreendimento.
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda receber apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!