UX e UI são dois conceitos cada vez mais presentes dentro do universo dos negócios digitais. Eles estão alinhados com o princípio de que as soluções precisam ser totalmente moldadas às necessidades e à experiência do usuário. Quem vai empreender nessa área precisa dedicar bastantes esforços à otimização do UX e do UI.
Por isso, neste conteúdo, vamos falar sobre UX e UI e explicar qual a sua importância. Também traremos algumas dicas de boas práticas que você pode adotar para melhorar a experiência e a interface do seu e-commerce ou marketplace para os clientes e para os vendedores. Acompanhe com a gente!
O que é UX design?
UX é a sigla para User Experience, ou Experiência do Usuário. O design de UX tem como finalidade otimizar toda a experiência do usuário de ponta a ponta, considerando todos os aspectos do software projetado. Ou seja, cuida da interface, da arquitetura da informação, das interações entre dados e usuário e da jornada inteira que o usuário tem durante sua experiência com a plataforma.
Dessa forma, o UX design não leva em conta apenas a aparência da plataforma, mas também considera o comportamento do usuário, seus sentimentos ao utilizá-la, o grau de sucesso durante as interações e tudo o que interfere na experiência da pessoa que usa o software.
O que é UI design?
O UI (User Interface ou Interface do Usuário em tradução para o português) é um conceito que lida com a parte do software que a pessoa efetivamente irá utilizar. Ou seja, podemos considerá-la como uma parte do UX, afinal, a interface é apenas uma parcela de tudo o que o usuário vê e interage enquanto trabalha e compra com uma plataforma de e-commerce ou marketplace.
Ela lida não apenas com aspectos visuais, mas também com a lógica de operação de um software, seu fluxo de uso, enquanto usuário, e todas as interações que essa pessoa fará junto ao sistema.
Hoje, ao utilizar o Instagram, você verá que bastam apenas poucos cliques para postar um story ou um novo arquivo. Isso nem sempre foi assim. A equipe de programadores aprimorou consideravelmente a interface do usuário para agilizar e otimizar o visual e o uso da plataforma para pessoas comuns, bem como profissionais que vendem pelo Instagram.
Qual é a diferença entre UX e UI?
Vamos aprofundar agora um pouco mais em algumas das principais diferenças que existem entre UX e UI. Acompanhe com a gente!
Macrointerações vs. Microinterações
Na experiência do usuário nós temos macrointerações e microinterações entre a plataforma e a pessoa.
As macrointerações são as interações que envolvem diversos aspectos do programa simultaneamente. Por exemplo: todo o fluxo de dados que são transacionados no back end quando um usuário cria uma conta. Isso é atribuição do UX.
No entanto, uma interação mais micro, como a reação tátil de um botão na tela quando o usuário realiza um clique, isso fica por conta de UI.
UX torna um produto útil, UI torna suas interfaces usáveis
O UX serve para fazer com que o produto (ou a plataforma) atenda às necessidades do usuário em quaisquer situações de uso. Ou seja, que o produto seja útil, simples de usar, eficiente e eficaz para o usuário.
O UI transforma essa usabilidade em uma interface agradável esteticamente e que tenha um visual intuitivo para que o usuário passe a aproveitar todas as suas vantagens rapidamente.
UX ajuda o usuário a agir e UI faz conexões emocionais
O UX serve para dar sucesso ao usuário em suas ações. Para que o usuário consiga realizar o que deseja quando acessar aquela plataforma. Logo, tem uma abordagem pragmática, desde a arquitetura de dados até os fluxos de usabilidade pelos quais o usuário é conduzido.
O UI pega essa arquitetura de dados e busca criar uma conexão emocional entre a plataforma e o usuário, enxergando-o como um cliente a ser conquistado. O UI também existe para ajudar na retenção do usuário e assegurar que suas interações com a solução sejam cada vez mais frequentes, duradouras e rentáveis.
UX é empregado em produtos, interfaces e serviços, enquanto UI somente em interfaces
E, como já dissemos, o UX é aplicado a tudo o que diz respeito às soluções que o cliente tem contato: arquitetura, programação, produto, interface e outros. O UI, por sua vez, cuida apenas da interface.
Importância do UX e UI para os negócios digitais
O UX e o UI são fundamentais para o sucesso de negócios digitais. Com eles, o usuário tem uma experiência muito mais favorável e bem sucedida em toda a sua esteira de operação. Ou seja, desde que baixa ou acessa a solução online, durante toda a sua utilização e também na conclusão das ações que deseja realizar.
Sendo assim, os aplicativos e softwares proporcionam um maior grau de satisfação para os usuários, que realizam mais interações com a plataforma e, no caso de um marketplace, fazem mais compras e geram mais renda para o seu negócio. Logo, UX e UI bem feitos representam mais dinheiro para o seu empreendimento.
Além disso, o bom design de UX e UI assegura que os usuários tenham uma experiência mais intuitiva de uso, o que reduz a quantidade de chamadas de suporte realizadas para a solução de dúvidas ou para a solução de problemas que possam acontecer durante o uso da solução, o que reduz custos operacionais e otimiza a rotina da gestão do marketplace.
Dica: quer saber tudo sobre marketplace, o modelo de negócio mais escalável do mercado digital? Confira este guia exclusivo.
Como ter um bom UX e UI no meu negócio?
Você pode estar se perguntando: mas como eu ofereço UX e UI em minha plataforma sem gastar uma fortuna? Pois existem meios de fazer isso de uma maneira segura, sem comprometer o orçamento do seu negócio. Veja só:
Plataformas prontas
A melhor forma de trabalhar UX e UI em sua plataforma de marketplace é utilizar uma plataforma já pronta para esse tipo de negócio. Assim, a sua equipe não precisa dedicar quantidades consideráveis de tempo e orçamento para vender e lidar com vendedores.
O Ideia no Ar, por exemplo, é uma plataforma desenhada e projetada desde o início para oferecer a melhor experiência aos usuários no que diz respeito a UX e UI, tanto para compradores, como para vendedores.
A plataforma foi programada considerando as principais demandas e objeções de clientes, bem como a experiência diária de vendedores que possuem um grande volume de vendas e precisam operar diariamente centenas de vendas, coletas no estoque e o despacho de compras com o mínimo tempo e custo operacional possível.
Diversos cases de sucesso comprovam esta qualidade e como a plataforma foi se moldando às novas e diferentes necessidades do mercado. Apesar de ser uma plataforma já pronta, ela pode ser customizada totalmente ao tipo de negócio que a sua empresa atende, reduzindo custos e proporcionando lucros desde o momento zero.
Profissionais de UX e UI
Outra opção possível é contratar profissionais especializados em UX e UI. Embora eles tenham grande expertise para oferecer e agregar ao seu negócio, os custos para ter um colaborador desse em sua empresa, seja direto ou terceirizado, muitas vezes pode inviabilizar um negócio digital, especialmente se ele estiver em um estágio inicial ou nas primeiras fases de crescimento.
Você precisará, junto ao profissional, designar e delimitar a sua plataforma desde o início, tomando tempo e muitas horas de trabalho em construir uma plataforma que você pode encontrar já construída. Por isso, deve-se pensar com muita cautela antes de contratar um profissional ou uma equipe especializada em UX e UI para compor o seu negócio.
Como escolher a melhor plataforma ou profissional?
Uma rápida busca pela internet irá mostrar que existem várias plataformas disponíveis para tocar este tipo de negócio. Contudo, você verá também que boa parte destas plataformas não são especializadas em marketplaces ou possuem um custo proibitivo, principalmente, em negócios que ainda precisam atingir seu ponto de equilíbrio nas contas.
Quando você confia em uma plataforma especializada, como o Ideia no Ar, que foi desenhada do início ao fim para atender às necessidades e peculiaridades de um marketplace, você perceberá que faz muito mais sentido do que confiar em outros tipos de plataformas que precisam de grande adaptação e custos para efetivamente atender ao seu negócio.
Dica: saiba como escolher a plataforma de marketplace certa para o seu negócio, neste e-book!
Conclusão
UX e UI andam de mãos dadas para proporcionar a vendedores e compradores a melhor experiência tanto para vendedores, como compradores em um marketplace. Entender esses conceitos é obrigatório para quem deseja ter sucesso em um negócio digital. Escolher as plataformas corretas como parceiras também ajuda o seu negócio a ter melhores resultados e vender mais a curto, médio e longo prazo.
Conheça o Ideia no Ar e veja como uma plataforma pronta, já trabalhada em UX e Ui, otimiza a sua experiência na gestão e na operação de um empreendimento digital.
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda ter uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!