Introdução
Em diversos momentos da trajetória de um negócio, é importante fazer um cálculo de valor da empresa. Este processo recebe o nome de valuation startup. Neste conteúdo, traremos mais detalhes sobre como é feita a estimativa do valor de uma startup e qual é a importância deste procedimento para a empresa.
Você poderá entender o que é valuation startup, qual a sua importância e em quais momentos ele é utilizado. Além disso, traremos um passo a passo mais detalhado sobre como sua equipe pode fazer o valuation da empresa. Portanto, para saber mais, acompanhe conosco!
O que é valuation startup?
Valuation é o processo de avaliação do quanto realmente vale uma empresa. O valuation pode ser feito a partir de diferentes metodologias mas, no geral, o objetivo é sempre determinar o valor total de um empreendimento. Para isso, diferentes fatores podem ser levados em conta, tais como:
- Valor total de seus ativos;
- Quantidade de dívidas;
- Volume de receitas;
- Geração de capital no presente e no futuro;
- Riscos e oportunidades;
- Entre outros
Portanto, o valuation é especialmente presente na vida de empreendedores, investidores, analistas de mercado, instituições financeiras e outros agentes que trabalham com startups.
Importância do valuation
Em primeiro lugar, o valuation é muito importante, especialmente no mundo dos negócios digitais. A maioria das startups são criadas para, no futuro, serem vendidas parcial ou totalmente na forma de equity. Ou seja, investidores e fundos de venture capital compram parte ou a totalidade do capital acionário da empresa com a expectativa de lucrar no futuro.
Por isso, o valuation startup é tão importante. É ele quem irá definir quanto vale a empresa quando suas ações forem comercializadas. Porém, não é apenas para esta finalidade que se utiliza o valuation.
Logo, muitas consultorias empresariais realizam processos de valuation com um fim mais preditivo. Isto é, avaliar o modelo de negócio e entender se aquela empresa poderá ser lucrativa a curto, médio e longo prazo.
Dica: baixe já o kit gratuito e completo de validação de startups, desenvolvido pelo Ideia no Ar!
Quando fazer o valuation?
Além dos momentos de captação de investimentos, em quais outras etapas do negócio pode ser realizado um processo de valuation?
Em qualquer momento de alteração do contrato social, por exemplo. Não é apenas na captação de investimentos em que se altera o contrato social. Por diversas razões, os sócios podem entrar, sair ou alterar seus volumes de cotas da empresa. Em negociações como esta, é comum a realização de valuation.
Quando a empresa fecha ou vai à falência: o valuation também é realizado nos momentos difíceis do empreendimento. Isto é, se ela fechar suas portas ou acabar vindo à falência. O valuation é necessário para determinar o patrimônio da massa falida, suas dívidas e como sanar o máximo possível de débitos. Por fim, o mesmo pode ser aplicado para o caso de recuperação judicial.
Quais aspectos considerar para o valuation?
Como dissemos anteriormente, vários fatores podem ser considerados para fazer o valuation startup. Por isso, vamos entender melhor os principais aspectos que são levados em conta na hora deste cálculo.
Patrimônio
É bem simples entender porque o patrimônio é um dos principais aspectos do valuation. Afinal, quando alguém adquire uma empresa ou parte dela, está levando um pacote de bens móveis e imóveis. Desde casas, prédios comerciais, terrenos, maquinários a até títulos de capital financeiro, capital intelectual e capital humano.
Endividamento
Além disso, o endividamento também é um fator crucial para o valuation. Isso porque ele pode afetar diretamente o volume de patrimônio e até mesmo as operações da empresa. Portanto, se um empreendimento tem uma dívida atrasada executada, mas não tiver dinheiro em caixa, pode ser necessário liquidar parte do patrimônio consolidado.
Volume de vendas
Se uma empresa não tem um grande patrimônio fixo, possui dívidas sob controle e tem grande volume de vendas, o valor deste empreendimento pode aumentar consideravelmente. Isso é muito comum no universo do e-commerce, em que mesmo empresas pequenas e de pouco patrimônio podem ter vendas muito sólidas, gerando altos lucros.
Fatores preditivos e/ou interpretativos
Quando se faz o valuation startup, nem tudo é “preto no branco”. Algumas análises sobre o valor da empresa podem ser mais preditivos ou interpretativos. Muitas startups, por exemplo, ainda não possuem um produto ou serviço pronto, mas sim, um MVP. Ou seja, um protótipo. Apesar de não estar totalmente desenvolvido, um protótipo pode ter um grande valor (mesmo com os altos riscos de se investir nele).
Logo, fatores como o tamanho do mercado, o potencial de desenvolvimento do produto inovador e os riscos do investimento também alteram o valor de um valuation. Mas note que estas são decisões baseadas em previsões, por isso, há uma incerteza calculada.
Dica: descubra como conseguir investimento para a sua startup neste ebook gratuito!
Como calcular o valuation?
Por fim, vamos explicar como você pode fazer o valuation da sua companhia. Importante ressaltar que o resultado da avaliação irá depender do método de cálculo e da intenção do valuation. Acompanhe:
Lucro líquido + total de ativos
Uma das formas mais simples de se obter o valuation, com foco nas finanças do empreendimento. Logo, o cálculo é o seguinte: soma-se o total de ativos com o lucro líquido do último balanço contábil.
No total de ativos estão bens como: dinheiro em espécie ou no banco, contas a receber, mercadorias, aplicações financeiras e todo tipo de bem que a startup detém. Portanto, é um método mais simples e conservador.
Método de Venture Capital
Na verdade, esse cálculo varia de acordo com cada investidor. Entretanto, as informações que são exigidas do empreendedor que busca investimentos são quase sempre as mesmas:
- O valor que se espera captar na rodada;
- O tipo de rodada (Seed, Séries A, B, C, etc);
- Projeção de faturamento anual;
- Projeção de receita para o período do resgate do investimento;
- Margem líquida de lucro esperada;
- Descritivo de como os investimentos serão aplicados na empresa.
Com base nisso, os fundos de Venture Capital utilizam algoritmos e fórmulas próprias para realizar o valuation da companhia. Quase sempre, é feita uma estimativa de Preço/Lucro que os investidores utilizam para decidir pela liberação ou não do investimento.
Cálculo de Base Zero
Outra fórmula mais simples de se obter o Valuation. Ele parte da seguinte suposição: quanto dinheiro seria necessário para que um investidor conseguisse criar uma empresa igual à sua hoje?
Logo, a resposta a esta pergunta seria uma estimativa do valuation startup. Apesar de bastante simples, pode ser uma forma útil especialmente em casos de Fusão & Aquisição ou encerramento da empresa.
Conclusão
Fazer o valuation startup, além de auxiliar na captação de investimentos, também pode servir como uma avaliação de desempenho da sua empresa. Por isso, é importante pelo menos entender como são realizadas estas estimativas e ter os instrumentos necessários para fazer um valuation, caso seja preciso.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.