Introdução
O varejo online é cada vez mais parte da vida de muita gente. Seja pela praticidade ou pelos novos tempos impostos pela pandemia da Covid-19. Afinal, comprar todo tipo de produto pela internet se tornou uma constante para a rotina de uma quantidade crescente de clientes.
Mas o que é varejo digital e por que ele pode ser o futuro das negociações em nosso mercado? Neste texto, iremos falar mais sobre este tema. Para entender melhor, acompanhe conosco!
O que é varejo online?
Em síntese, varejo online é todo modelo de negócio que oferece produtos e serviços ao consumidor final. Porém, faz isto a partir de meios digitais online. Existem diferentes modelos de varejo digital, mas via de regra é isso que faz um negócio ser parte deste universo.
Os empreendimentos de varejo online são crescentes no Brasil e no mundo. Estão surgindo novas experiências de cliente bastante interessantes, que podem se tornar hegemônicas no mercado em alguns anos.
Por exemplo, nos Estados Unidos, já é possível fazer compras de varejo pela internet e receber suas encomendas entregues por um drone. O serviço ainda está disponível em poucas cidades. Porém, ele já está começando a fazer parte da realidade do e-commerce de varejo.
No Brasil ainda estamos um pouco longe desta realidade. Contudo, o varejo digital se consolida dia após dia tanto nas grandes metrópoles, como no interior. Veremos mais sobre o cenário deste mercado adiante.
Vantagens do varejo online
Quando falamos em varejo online, ele apresenta uma série de vantagens que podem ser aproveitadas pelos negócios digitais.
Operação mais acessível e simplificada
Primeiramente, costuma ser mais barato, mais simples e menos exigente operar um varejo virtual do que o equivalente presencial. A necessidade de pessoal é menor, além de o empreendimento não demandar tanta infraestrutura física. Além disso, a divulgação também é menos custosa e a gestão pode ser mais otimizada.
Mais praticidade para o cliente
Em segundo lugar, com a estruturação do varejo online, hoje os clientes podem adquirir quase qualquer tipo de produto ou serviço pela internet e receberem tudo em casa. Desde um tomate até um carro. Essa praticidade está ajudando a moldar o mercado do futuro, em que cada vez menos consumidores estão dispostos a se deslocar.
Mais segurança em tempos de pandemia
O Brasil tem vacinado sua população, mas mesmo assim o estado de pandemia ainda deve durar por algum tempo. Ou seja, o varejo online é a forma mais segura pela qual os consumidores finais poderão fazer suas compras. Mesmo após o fim da crise sanitária, o chamado “novo normal”, o varejo online deve continuar ganhando força.
Mercado Aquecido
Além disso, não é de hoje que o mercado do varejo online está mostrando bons resultados. Por isso, a maioria das ferramentas de compra online que você utiliza hoje já operam em crescimento em 2019. Contudo, a pandemia intensificou o ritmo de transformação digital ao qual cada vez mais o mercado tem passado.
Cenário do varejo online
Ademais, no Brasil, podemos dizer que o cenário do varejo online se expande tanto de forma horizontal, como vertical.
Horizontalmente, o varejo digital ganha muito mais clientes e novos players. Relatório da Ebit/Nielsen mostra que durante o ano de 2020 mais de 13 milhões de brasileiros se tornaram clientes do e-commerce de varejo. Consumidores cujas compras antes eram exclusivamente ou majoritariamente presenciais.
Verticalmente falando, o varejo digital se estrutura para oferecer cada vez mais produtos e serviços, implementando também facilidades de entrega, pagamento, negociação, pesquisa, troca, suporte e a experiência do cliente como um todo.
Então, estamos falando de um mercado de mais ou menos R$ 90 bilhões, dos quais mais da metade foram transacionados por celular. Aliás, este é um fator que os empreendimentos digitais devem levar em conta na hora de montar estratégias e a arquitetura de seus varejos online.
Diferença entre varejo online e varejo tradicional/físico
A principal diferença entre estes dois tipos de varejo é o fato de que o cliente não precisa de qualquer interação humana para realizar a sua compra. Ou seja, com um celular, computador ou tablet ele tem acesso a milhões de produtos e serviços.
Mas isto não significa que o varejo digital não utilize infraestrutura física. Muitas das grandes redes de varejo online do Brasil são apoiadas por lojas físicas que armazenam, organizam e alocam seus estoques. Por exemplo, é o caso das Lojas Americanas.
A empresa, que é um markeplace, é uma das maiores redes de varejo digital do país. Porém, os produtos ficam alocados em lojas físicas, que podem inclusive ser retirados por clientes para agilizar a entrega. Similarmente, há as companhias do grupo Via Varejo, a Magalu e outras redes.
Outra das principais características que têm sido aplicadas ao varejo online é a precificação inteligente. O conceito é bastante semelhante ao sistema que precifica passagens aéreas. Isto é, um algoritmo que calcula o valor máximo que aquele cliente estará disposto a pagar por este produto agora.
Uma diferença que ainda impede muitos consumidores de migrar para o varejo virtual é a impossibilidade de experimentar ou de manusear os produtos antes de comprar. No entanto, os sites de varejo virtual têm driblado este desafio ao criar plataformas cada vez mais interativas.
Transformação digital e o varejo online
O crescimento do varejo online sem dúvida alguma faz parte do processo de transformação digital que vivemos.
Os meios de pagamento estão cada vez mais preparados para atender às demandas do varejo online. Cobranças por PIX, QR Code e plataformas de pagamento permitem ao cliente fazer todos os seus negócios pelo celular. O comprador sequer precisa ter em mãos seu cartão de crédito.
Existe uma transformação digital que o cliente não vê, mas que também impacta na forma como seus produtos são negociados. Quando se faz uma compra na Amazon ou no AliExpress, toda a gestão do produto até a entrega para a transportadora é realizada de maneira automática, com robôs e máquinas. Por isso, o tempo de entrega é cada vez mais otimizado.
A assimilação da tecnologia pela população também estimula o crescimento do varejo online. Então, mesmo grupos de consumidores que antes tinham receio de fazer compras pelo celular agora se renderam à praticidade de dar cinco toques na tela e receber seus produtos no portão de casa. Isto é, estamos falando de setores mais idosos ou das classes mais baixas.
A transformação digital muda a forma como as pessoas veem o mundo, e isso também inclui as compras. Nas grandes e médias cidades, ir a lojas, shoppings e supermercados pode ser um enorme. Portanto, ficar em casa evita trânsito, gastos extras e ainda permite um custo menor em cada compra.
Marketplaces e o varejo online
Os marketplaces representam a veia escalável do varejo online. Isto porque estes sistemas de negociação que unem compradores a vendedores podem operar com recursos semelhantes tento 100 ou tendo mil transações por dia. Além disso, nos marketplaces nós vemos um cenário de pivotagem.
Os marketplaces se desenvolveram principalmente para que lojas virtuais de pouca expressão pudessem atingir públicos maiores se filiando a grandes redes varejistas tradicionais. Hoje, os marketplaces se dividiram por nicho, produtos e serviços, faixas de preço e diferentes modelos de negócio.
Você encontra marketplaces generalistas, como o Mercado Livre, ou marketplaces mais de nicho, como o Zé Delivery, voltado especialmente à venda de bebidas no varejo.
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Exemplos de varejo online
Além das empresas que já mencionamos, alguns outros exemplos podem ser bem ilustrativos de como o varejo online ganha força e conquista novos clientes a cada dia.
Lojas virtuais de varejo:
- Carrefour;
- Extra;
- Shoptime;
- Netshoes;
- Walmart;
- Varejos digitais locais da sua região;
- entre outros.
Marketplaces de varejo digital:
- Uber;
- AirBnb;
- iFood;
- Uber Eats;
- 99;
- Amazon;
- Delivery Much;
- entre outros.
Como começar no varejo online?
Você pode abrir um varejo online hoje. Para ter sucesso, é importante tomar alguns cuidados e seguir alguns passos, como explicamos a seguir:
1. Conheça o seu público-alvo e seus hábitos de consumo
Primeiramente, o que você vai vender e para quem vai vender são duas decisões de extrema importância. Pesquisas de mercado podem te ajudar a ter uma perspectiva mais clara da estratégia a tomar.
2. Escolha o seu modelo de varejo
Em segundo lugar, escolha o seu modelo.. Vai abrir uma loja virtual? Um marketplace? Vai vender produtos artesanais nas redes sociais? Esta decisão depende de que tipo de canal de vendas o seu público mais acessa. Quer uma dica? Os marketplaces são mais lucrativos e escaláveis no futuro.
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3. Entenda e gerencie os aspectos técnicos
Em terceiro lugar, se você vai operar um varejo na internet, é fundamental se atentar a todos os aspectos técnicos. Por exemplo, relacionados à sua hospedagem, à postagem e divulgação dos produtos e serviços, à capacidade de acesso da plataforma, entre outros detalhes.
4. Contratar as ferramentas corretas
Em seguida, pode ser necessário contratar ferramentas adicionais para operar o seu varejo digital. Pode ser um CRM, um ERP, um gerador de leads ou até mesmo uma plataforma customizável para operação de marketplaces.
5. Contratar o mediador de pagamentos mais rentável
Logo após, organize a parte de pagamentos. Mediadores de pagamentos e maquininhas de cartão oferecem condições e taxas diferentes. Entenda a que mais se encaixa ao seu modelo de vendas.
6. Colocar a sua ideia no ar
Em seguida, comece a operar o seu varejo digital, anote os resultados e fique atento aos feedbacks de clientes para entender as mudanças que podem se fazer necessárias.
7. Ajuste sua operação e continue trabalhando
Por fim, depois de alterar tudo o que for necessário em seu varejo online, mantenha-se tentando crescer e escalar o empreendimento para novos patamares.
Conclusão
Em conclusão, o varejo presencial não morreu e provavelmente não vai morrer. Mas hoje ele faz parte de um ecossistema de vendas que opera de forma online. Isso faz parte de uma transformação digital, que não tem volta e se intensifica a cada dia.
Então, se antecipe ao mercado e ofereça um varejo online para o seu público. Como resultado, você pode ter uma alta lucratividade.
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