Introdução
Seja para vender em marketplace ou criar um shopping virtual próprio, não há dúvida que esse tipo de negócio é um sucesso. Em todo o mundo, 90% dos consumidores online utilizam plataformas de marketplace. A expectativa é que o faturamento desse setor dobre até 2022, atingindo US$ 40 bilhões (Fonte: Juniper Research).
E você, tem interesse em vender em marketplace? Essa é uma ótima oportunidade para quem já é um lojista ou pequeno empreendedor(a). Utilizar esse canal de vendas pode aumentar o faturamento do seu negócio.
Mas, se você é um empreendedor(a) que sonha grande e quer um negócio com alto potencial de faturamento, temos outra dica. Nesse caso, o melhor é criar um marketplace. Isso porque ele é um empreendimento altamente escalável.
Por isso, neste artigo vamos explicar a diferença entre vender em marketplace e criar um marketplace. Você vai saber qual opção se encaixa melhor ao seu perfil como empreendedor(a).
Vender em Marketplace x Criar um Marketplace
A escolha entre vender em marketplace ou criar a sua própria plataforma varia de acordo com o objetivo do seu negócio. E também, conforme suas características empreendedoras. Confira abaixo:
Para quem é indicado Vender em Marketplace
Vender em marketplace é uma boa estratégia para quem já vende produtos, seja em uma loja física ou outros meios, como redes sociais. Ou seja, essa alternativa é recomendada se você já lida com vendas, e quer aumentá-las por meio de um canal online e acessível.
Esses empreendedores geralmente tem um perfil mais executor. Ainda, são acostumados a lidar com fabricação, estoque, operação, logística e entregas. Para ficar mais claro, é como se você fosse dono(a) de uma loja, só que digital.
Além disso, anunciar em um marketplace é indicado para prestadores de serviços autônomos que desejam conquistar mais clientes. Por exemplo, psicólogos, médicos, professores particulares e personal trainers. Nesse caso, a plataforma serve como uma vitrine virtual para os profissionais.
Para quem é indicado Criar um Marketplace
Agora, se o seu objetivo é empreender um negócio com alto potencial de faturamento, o melhor é criar um marketplace. Assim, essa estratégia é indicada para quem já tem experiência em um determinado nicho de mercado e possui um bom networking dentro dele.
Ainda, criar um marketplace é recomendado para empreendedores com perfil de gestão. Afinal, ao criar um marketplace você terá que prospectar e intermediar contatos. Também terá que pensar em uma estratégia de divulgação. Mas, não será preciso lidar com estoque, fabricação, precificação ou logística.
Em outras palavras, é como se você fosse o dono(a) de um shopping. Dessa forma, é necessário gerenciar os lojistas que vendem na sua plataforma de marketplace. Há muitos empreendedores que investiram em criar um marketplace e hoje possuem plataformas de sucesso, como Uber, Airbnb e Mercado Livre.
Resumindo, se você deseja ter um negócio realmente escalável e com grande potencial de expansão, deve criar o seu próprio marketplace.
Em quais Marketplaces você pode vender?
Se você deseja vender em marketplace, precisa definir quais plataformas vai usar. Confira abaixo as principais opções disponíveis atualmente.
Mercado Livre
O mercado Livre é um dos mais antigos e maiores marketplaces do país, tanto em termos de faturamento quanto de tráfego. Nele, é possível vender produtos novos e usados, de diversos segmentos. Desde eletrônicos, ferramentas, roupas e até jóias.
B2W Digital (Americanas, Submarino, ShopTime)
A B2W Digital é uma marca dona de marketplaces famosos, como Submarino, Americanas e Shoptime. A empresa foi criada em 2006, e hoje é a terceira maior deste setor no mundo, e a maior da América Latina.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza, ou “Magalu”, como ficou conhecida, começou com lojas físicas. Hoje, o marketplace da marca promete um grande crescimento nos próximos anos. A plataforma também oferece diferentes categorias de produtos, como eletrônicos, itens para a casa e artigos para festas.
Via Varejo
A Via Varejo é dona de marcas como Casas Bahia, Extra e Ponto Frio. A empresa é uma das maiores varejistas do Brasil, e hoje também também possui marketplaces.
Vale destacar que, uma possibilidade é você vender produtos em vários marketplaces distintos. Para facilitar esse processo, é possível usar um hub de integração. Essa ferramenta permite distribuir os seus anúncios para diferentes plataformas de forma simples. Alguns exemplos de hubs de integração são a Olist e a Hub2b.
Vantagens e Desvantagens de Vender em Marketplace
Agora que você já sabe as principais características sobre vender em marketplace, vamos te mostrar as vantagens e desvantagens desta estratégia.
Vantagens
Não precisa ter um e-commerce
Uma grande vantagem de vender em marketplace é que os empreendedores não precisam criar um e-commerce ou loja virtual. Afinal, esse processo geralmente é bastante caro e demorado. Além disso, para os clientes os marketplaces são muito mais atrativos. Isso porque neles é possível comparar diferentes fornecedores, em questão de preço, qualidade, frete, etc.
Não precisa investir em marketing digital
Outro ponto positivo ao vender em marketplace é que você não precisa investir em marketing digital. Pois, o próprio marketplace já faz esse investimento.
Pense só, os negócios virtuais mais conhecidos, como Americanas e Mercado Livre são marketplaces. Agora, quantas lojas virtuais de pequenos empreendedores você conhece?
Isso acontece porque as grandes plataformas já realizam altos investimentos em divulgação, e possuem uma marca consolidada no mercado.
Canal recorrente de novos clientes
Por causa da marca forte e dos amplos investimentos em comunicação e marketing, vender em marketplace é um ótimo canal de aquisição de clientes. Nestas plataformas, sempre estão surgindo novos acessos e consumidores que antes só compravam em lojas físicas.
Desvantagens
Altas taxas de cobrança de comissão
Apesar de contribuir para atrair clientes, vender em marketplace pode gerar custos altos para quem vende. Isso porque as grandes plataformas cobram altas taxas de comissão por negócio fechado. Em alguns casos, esse valor pode chegar a 30% das vendas.
Alta concorrência
Vender em marketplace é uma estratégia usada por muitos negócios. Ou seja, a concorrência nesse meio é alta. Diante disso, muitas vezes os marketplaces cobram valores adicionais para que os seus produtos sejam destacados na divulgação da plataforma. Isso acaba gerando mais possibilidade de venda, porém, mais gastos.
Margem baixa de lucro e não escalável
Por fim, a margem de lucro de quem vende em marketplaces, geralmente é baixa. Além disso, o negócio não é escalável. Isto é, para você conseguir mais faturamento, precisa aumentar os seus custos.
Afinal, mesmo que você venda em maior quantidade, sempre há os custos de fabricação, operação e entrega na mesma proporção. Assim, uma hora você chega em um limite de faturamento muito difícil de ultrapassar.
Quer saber mais sobre a diferença entre vender em marketplace e criar um marketplace? Confira o vídeo abaixo.
Porque Criar um Marketplace?
Negócio escalável e exponencial
Criar um marketplace é uma estratégia escalável e exponencial. Ou seja, o potencial de crescimento é enorme. Nesse tipo de negócio, o faturamento e o número de clientes cresce de forma rápida. E o melhor: os custos não precisam crescer na mesma proporção.
Por exemplo, o Uber é um marketplace de serviços. A empresa consegue atender uma grande quantidade de clientes, mas com custos reduzidos. Afinal, não é necessária a contratação de funcionários. Isso porque a plataforma conta com motoristas autônomos.
Nesse sentido, o potencial do marketplace é alto pois ele permite a criação de uma comunidade de fornecedores e parceiros. Ao contrário, em uma loja virtual, o empreendedor(a) tem como limite a sua própria capacidade produtiva.
Para ficar mais claro o tamanho do benefício, as empresas tradicionais crescem de forma linear, cerca de 10% ao ano. Em contrapartida, os marketplaces podem triplicar seus clientes anualmente, ou seja, crescer 300% ao ano.
Alto potencial de faturamento
Por ser um negócio totalmente escalável e repetível, criar um marketplace gera um alto potencial de faturamento. Veja só: as startups mais valiosas e famosas do mundo são marketplaces. Ou então, possuem características inspiradas nesse modelo de negócios. Alguns exemplos são Apple, Facebook, Uber, Amazon e Airbnb.
Por exemplo, o Facebook registrou um lucro líquido de US$ 15,9 bilhões em 2017. Já o Uber O Uber faturou US$ 959 milhões no Brasil em 2018. O número representa um crescimento de 15% em comparação ao ano anterior.
O iFood é outro exemplo de sucesso no país. A empresa recebe mais de 500 mil pedidos por dia. Em novembro de 2018, esse marketplace recebeu um aporte de US$ 500 milhões.
Um fator de destaque é que todos esses marketplaces são focados em um nicho de mercado específico. Todos começaram pequenos, mas escalaram rapidamente, devido ao modelo de negócios.
Baixa complexidade para começar
Além disso, outra vantagem de criar um marketplace é a facilidade de lançar este negócio. Diferente de um negócio físico, a criação de um marketplace é muito mais acessível e democrática nos dias de hoje.
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é necessário ter conhecimento em programação para criar seu marketplace. E, também não é preciso contratar um programador. Hoje, existem soluções mais simples e eficazes, como contratar uma plataforma pronta de marketplace.
Com plataformas prontas, você não precisa de nenhum conhecimento técnico para começar. Dessa forma, quem empreende foca na gestão e estratégia do negócio. Além disso, uma plataforma tem o custo bem mais acessível do que a contratação de um desenvolvedor.
O tempo de lançamento também é rápido. Com a plataforma do Ideia no Ar, por exemplo, você pode lançar seu marketplace em menos de 30 dias. Ainda, a nossa plataforma oferece um alto grau de customização, seja no design ou nas funcionalidades.
Como Criar um Marketplace de Sucesso
Agora que você já conhece as vantagens de criar um marketplace, vamos te mostrar o passo a passo para lançar a sua plataforma.
Pesquisa de Mercado
O primeiro passo é pesquisar bem o seu nicho de mercado. Para isso, você pode usar notícias, dados de associações e ferramentas como o Google Trends e Google Keyword Planner. É muito importante saber o tamanho do mercado, qual nicho dentro dele será seu foco, e qual é a sua tendência de crescimento.
Além disso, é recomendado que você opte por um mercado no qual já tem experiência e contatos. Até porque, de nada adianta escolher um nicho que esteja na moda, se ele não der lucro no longo prazo para você.
Modelo de Negócios
Em seguida, é necessário definir o seu modelo de negócios. Existem diferentes tipos de marketplace para você escolher. Avalie bem cada possibilidade e use um marketplace canvas para organizar a sua ideia.
Dois modelos de negócio têm se destacado muito nos últimos tempos: o marketplace de serviços e o marketplace B2B. Ambos são oceanos azuis, ou seja, ramos com pouca concorrência a alto potencial de faturamento.
Isso porque cada vez mais as pessoas buscam serviços online, além de que a venda de produtos no digital já tem marcas muito consolidadas, como Americanas e Mercado Livre. Já o mercado B2B está em expansão devido ao alto orçamento das empresas em comparação com pessoas físicas.
Prospecção da Oferta de Produtos ou Serviços
Depois, é preciso que você faça a prospecção de oferta para o seu marketplace. Pois, de nada adianta atrair clientes, caso os serviços e produtos oferecidos não sejam de qualidade.
Para isso, o primeiro passo é definir a persona dos seus vendedores ou prestadores de serviço. Isto é, pesquise e avalie qual é o perfil dos profissionais que você quer atrair. Assim, fica mais fácil identificar quais canais de comunicação você deve usar para atraí-los.
Além disso, outro aspecto importante para conquistar oferta para o seu marketplace é o pitch de vendas. Ou seja, elabore um discurso objetivo e convincente sobre os benefícios de participar da sua plataforma. Tenha em mente que as vantagens precisam ficar evidentes para os profissionais que você abordar.
Estratégia de Marketing para Atrair Clientes
Para conquistar clientes para o seu marketplace, é preciso definir boas estratégias de marketing digital. Aqui, também é importante definir a persona dos clientes, pois isso facilita a execução da estratégia.
Um ponto relevante é escolher os canais de aquisição de consumidores. Uma dica é começar com mídia orgânica, e após os primeiros testes, investir na mídia paga. Por exemplo, é possível iniciar usando seu networking, e após expandir para o marketing de conteúdo e anúncios nas redes sociais.
Escolher uma Plataforma de Marketplace
Finalmente, uma das etapas mais importantes da criação do seu marketplace é escolher uma plataforma. Como já falamos, contratar uma plataforma pronta é muito mais vantajoso do que contratar um programador.
Existem algumas opções no mercado, com diferentes focos. Por isso, é importante que você avalie as opções, com base no seu modelo de negócios. Ainda, analise o serviço de suporte, os planos, preços e os benefícios oferecidos.
Por exemplo, a plataforma do Ideia no Ar é especializada em marketplace de serviços. Também oferece licenciamento do código fonte para startups, módulo de vendas B2B e versão WebApp (PWA), que funciona como um aplicativo
Conclusão
O marketplace é um dos tipos de negócios mais rentáveis da atualidade. Porém, existem duas opções nesse meio: vender em marketplace ou criar seu próprio marketplace.
A primeira opção é mais indicada para lojistas que desejam expandir suas vendas online.
Já criar um marketplace é um negócio mais escalável e rentável, indicado para quem quer ter um empreendimento com alto potencial de expansão.
O importante é avaliar as duas opções e escolher aquela que se adequa melhor ao seu perfil de empreendedor(a).
Quer lançar o seu próprio marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.