Vender pela internet tem sido a solução para milhares de empreendedores obterem sua independência financeira e crescer seus negócios. É crescente o interesse de empreendedores e investidores em negócios digitais e muitos estão conquistando grande sucesso. Neste conteúdo você poderá entender mais sobre este universo.
Iremos falar sobre as vantagens de vender pela internet, dar algumas dicas sobre como começar e descrever de maneira mais detalhada alguns dos principais formatos de como vender pela internet. Quer saber mais? Então acompanhe conosco!
Quais são as vantagens de vender pela internet?
Quem inicia um negócio para vender pela internet pode ter uma série de vantagens, quando fazemos uma comparação em relação aos tradicionais negócios físicos. Vamos compreender agora alguns deles:
1. Autonomia
A autonomia de vender pela internet é bem grande. Você é o seu próprio chefe e o seu negócio digital pode ser implementado em qualquer localidade. Afinal, não importa muito o endereço de quem vende pela internet, na maioria dos casos. A não dependência de espaços físicos dá uma autonomia muito maior ao empreendedor e seus funcionários.
2. Horários flexíveis ao fazer vendas online
Muitos empreendedores que vendem pela internet gostam de praticar o mesmo horário comercial, bastante comum nos negócios presenciais. Mas, caso queira operar em períodos diferentes, o empresário pode trabalhar desta forma sem qualquer tipo de prejuízo.
Além disso, o empreendedor define a sua própria carga horária do dia. Certamente haverá momentos em que a grande demanda de trabalho fará com que o empreendedor atue por mais do que uma hora por dia. Porém, nos momentos de menor carga, nada impedirá que ele encerre suas atividades mais cedo e vá realizar outras atividades.
3. Projetos pessoais
A maior disponibilidade de tempo, a flexibilidade das jornadas e a autonomia de tomar suas próprias decisões permite ao empreendedor cuidar com mais dedicação de projetos pessoais. Esta é uma queixa muito comum entre funcionários formais e até mesmo entre empreendedores tradicionais: a falta de tempo e energia para cuidar da própria vida.
Por isso, se você deseja ter mais tempo e recursos para ser feliz, estar com sua família, viajar e ter lazer, vender pela internet pode ser um negócio muito indicado.
4. Benefícios do MEI ao vender pela internet
Quem vende pela internet com um negócio de porte micro ou em estágio inicial pode operar pagando uma baixa carga tributária. O Microempreendedor Individual (MEI) precisa pagar apenas o INSS relativo ao salário mínimo, além de um valor fixo de ISS e de IRPJ. No total, os impostos dificilmente ultrapassam R$60 por mês (para negócios com faturamento máximo anual de R$81 mil).
5. Maior número de potenciais clientes
Como a internet, via de regra, não depende do fator localidade para proporcionar um negócio, vender pela internet significa ter acesso a um número bem maior de clientes. Mesmo que a sua loja virtual seja focada em determinados nichos de mercado, haverá mais possíveis clientes na internet do que em sua região geográfica.
6. Custo mais baixo
Na imensa maioria dos casos, vender pela internet é mais barato do que vender em lojas físicas. Especialmente porque não será necessário gastar com o Ponto de Vendas (PDV), além de gastos reduzidos com a folha de pagamento, dois dos principais custos de um empreendedor de negócio presencial.
7. Carrinhos de compra mais cheios
Estudos mostram que quem vai vender pela internet também costuma faturar mais por venda do que os empreendedores de lojas físicas. Clientes virtuais têm hábitos de consumo facilitados pela loja virtual ou pelo marketplace. Logo, fica mais fácil encher o carrinho e aumentar exponencialmente o ticket médio das vendas.
8. Disponibilidade 24/7 para o cliente
Um grande diferencial de vender pela internet: a sua loja virtual nunca fecha. Negócios presenciais quase sempre possuem horários de funcionamento que acabam impedindo algumas vendas fora de hora. Se o seu cliente compra enquanto você está dormindo, basta despachar o produto adquirido na manhã seguinte.
Como vender pela internet?
Você pode pensar que para vender pela internet a única opção é criar uma loja online. Mas existem outras soluções que podem adaptar-se melhor às suas necessidades.
Defina o seu nicho de mercado
O primeiro passo para começar a vender pela internet é decidir quais serão os produtos ou serviços a serem oferecidos. Dê preferência a um nicho de mercado que você já conhece e domina.
O mais importante é que você estude a fundo o setor em que está interessado e realize uma boa pesquisa de mercado. Ou seja, verifique se o seu produto é de fato útil para os clientes, e o que eles têm de diferente a oferecer em relação à concorrência.
Nesse sentido, realizar um benchmarking (análise da concorrência) é fundamental. Você pode inspirar-se em modelos de sucesso e até repensar o seu nicho de mercado caso a competição seja muito acirrada para o seu produto atual. A chave é pensar em necessidades e anseios dos consumidores que ainda não estão sendo bem supridos pelo mercado.
E, mais do que escolher produtos, o seu foco deve ser no serviço prestado e na experiência proporcionada aos consumidores. Estamos vivendo uma era em que fornecer bens de qualidade é o básico a se fazer. Para garantir grandes resultados é preciso investir em confiança, conexão e experiência. Afinal, é o valor agregado à sua marca que fica na memória dos clientes.
Ou seja, você não precisa usar a internet simplesmente para vender, mas para criar conexões entre pessoas que têm interesses recíprocos. Isso tem tudo a ver com a ideia da economia compartilhada. A empresa Airbnb, por exemplo, não é dona de nenhum imóvel, mas faz a mediação entre quem necessita de uma acomodação e quem pode oferecer um local. Você também pode utilizar plataformas online para oferecer os seus conhecimentos em algo. Realizar e divulgar consultorias de moda, administração ou marketing são algumas possibilidades.
Conheça o seu público
Além de escolher o seu produto ou serviço, é necessário delimitar o público que você pretende atingir. Com o surgimento do chamado Inbound Marketing, entender o público-alvo tornou-se ainda mais essencial para obter bons resultados. Para isso, uma estratégia útil é a criação de uma persona para o seu negócio online.
A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela deve ser criada a partir de dados demográficos e comportamentais dos consumidores. Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico e traçar o perfil dos clientes para compreender seus desafios e desejos. Isso permite o desenvolvimento de serviços muito mais direcionados e persuasivos.
Dica: Você pode baixar aqui um modelo exclusivo de persona desenvolvido pelo Ideia no Ar.
Defina o modelo de negócio
Qual será o seu modelo de negócio para atacar as necessidades do mercado? Você pode segmentar o seu público a partir das características dos compradores. Por exemplo, operar no formato B2B (empresas para empresas), B2C (empresas para consumidores) ou até mesmo abrir e administrar um negócio no modelo C2C (clientes que negociam com clientes).
Escolha o nome da sua marca
Não apenas a marca, mas toda a identidade visual. Definir estes aspectos é fundamental para que o seu negócio virtual seja chamativo e consiga conquistar o interesse dos clientes desde o começo. Seja original, simples de comunicar e adote uma comunicação que dialoga diretamente com as principais características do seu público-alvo.
Analise a concorrência
Apesar de estar online, quem quer vender pela internet também precisa levar a concorrência em conta. Eles podem oferecer um risco considerável, especialmente se estes negócios buscam atacar as mesmas dores e focar no mesmo público-alvo que você. Faça um bom benchmarking e busque se diferenciar dos seus principais concorrentes. Lembre-se que você também representa um risco a eles!
Precifique seus produtos
A precificação é um dos principais fatores de sucesso de quem vai vender pela internet. Precificação não deve ser feita de maneira intuitiva: são precisos diversos cálculos que leva em conta, principalmente:
- O valor mínimo para dar lucro;
- O preço máximo para se manter competitivo;
- A precificação praticada pela concorrência.
Note que, em muitos casos, a sua precificação pode ser feita de forma a abrir mão de parte do lucro com a intenção de tomar clientes de outros players do mercado.
Escolha os meios de pagamento
Definir bem os meios de pagamento é fundamental. Até porque eles representam um custo considerável dentro da sua operação. Conheça as principais opções de gateways de pagamento, suas práticas, taxas, benefícios e limitações. Leia atentamente ao contrato, especialmente cláusulas de fidelidade e outros fatores relacionados.
Organize a parte logística
Para vender na internet não basta ser barato. É fundamental cuidar para que os produtos sejam entregues aos clientes em tempo hábil e sem prejudicar o seu faturamento. Por isso, estude e conheça os principais operadores logísticos. Alguns novos players deste mercado estão fazendo condições especiais para despachar vendas virtuais. Pode ser a sua escolha!
Determine seus canais de venda
Você vai vender pela internet. Mas mesmo dentro deste universo existem diversos canais de venda que podem ser explorados de maneira combinada para otimizar os seus resultados e proporcionar maiores oportunidades de venda. Alguns canais possíveis de se empregar:
- Landing pages de produtos;
- E-commerce;
- Mensagens diretas;
- Redes sociais;
- Posts virais;
- Marketing de indicação;
- Entre outros.
Dedique-se ao atendimento ao cliente
Vender pela internet exige o mesmo grau de atenção ao cliente que também se aplica aos empreendimentos presenciais. O que muda aqui é o suporte: ao invés de conversar pessoalmente com o comprador, você se comunica por meios digitais. Problemas podem acontecer. E quando eles ocorrerem, empregue todas as estratégias para solucionar a dor do cliente o mais rápido possível. Isto pode garantir a sua próxima venda!
Formas de vender pela internet
Existem inúmeras formas de vender pela internet. Naturalmente, alguns modelos são mais interessantes a depender do tipo de mercadorias que você negocia. Venha conhecer alguns dos modelos mais praticados no mercado brasileiro.
Opção 1: Dentro de grandes Marketplaces
Uma dica valiosa para quem está começando nesse meio é vender dentro de um marketplace. Um marketplace é como um shopping virtual, isto é, uma plataforma que reúne produtos e serviços ofertados por diferentes vendedores. O Mercado Livre é um exemplo desse modelo.
A vantagem é poder inserir seus produtos em um canal robusto e com tráfego recorrente de potenciais clientes. Dessa forma você não precisa investir por conta própria em divulgação. Esta é uma das formas mais simples e acessíveis para quem quer obter uma renda extra. Porém, se você tem um perfil inovador, essa pode não ser a melhor escolha. Isso porque trata-se de uma estrutura e regras prontas as quais você terá que se adaptar.
Opção 2: Sua loja virtual
Conforme o aumento das vendas e a conquista de uma carteira de clientes, você pode descolar-se do marketplace e criar o seu próprio e-commerce. Enquanto o marketplace já tem uma estrutura pronta, a loja virtual possibilita mais liberdade e customização.
Porém, isso gera maiores desafios ao empreendedor. Isso porque em tal modelo você é responsável por tudo: logística, estoque, vendas e marketing. Assim, essa opção envolve maior investimento de dinheiro, energia e tempo.
Opção 3: Seu próprio marketplace de nicho
Porém, além de participar de uma plataforma como Mercado Livre e Airbnb ou ter um e-commerce, é possível criar o seu próprio marketplace. Você pode escolher um nicho com o qual tenha afinidade e criar uma plataforma que conecta diversos fornecedores do setor em questão.
Em um e-commerce normal você precisa gerir estoque, mas no marketplace a logística fica por conta de cada fornecedor. Nessa dinâmica, você só é responsável por captar e gerenciar os vendedores e fazer marketing para atrair clientes. Resumindo, você usa ativos de outros fornecedores e cria uma plataforma para conectá-los com a demanda.
Você pode não ter se dado conta, mas o famoso Uber segue a lógica de um marketplace. A empresa conecta prestadores de serviço (motoristas) a clientes. Tudo o que o empresário precisa fazer é gerenciar os motoristas e investir em propaganda para tornar o serviço conhecido e manter uma imagem positiva. O lucro é obtido a partir de uma porcentagem do valor de cada corrida realizada.
Outro exemplo é a startup paranaense Docway, conhecida como o “Uber dos médicos”. O aplicativo permite a pacientes marcar consultas e exames sem sair de casa. E mais: o atendimento é domiciliar. Além disso, os fornecedores podem usar os dados gerados dentro da plataforma para entender melhor o comportamento dos seus clientes. A startup chegou a todas as capitais em 2017.
Dica: acesse já o checklist completo sobre como criar um marketplace de sucesso!
Conclusão
Como pudemos ver, é possível vender pela internet com grandes chances de sucesso. Basta se planejar, tomar as decisões estratégicas corretas e ir ajustando as características do seu negócio à medida que os feedbacks dos clientes e os indicadores de desempenho começam a aparecer de maneira mais completa.
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