Curiosidade: Você sabia que muitos produtos diferentes do mercado são o mesmo produto, apenas com rótulos diferentes? E você sabia que a exata mesma coisa também acontece com plataformas digitais de e-commerce e marketplace? Estamos falando do white label, uma prática muito comum no mercado.
Neste texto, vamos falar sobre white label, o que é, de que maneira funciona na prática, quais as vantagens e desvantagens que este modelo apresenta, além de dar dicas de como você pode aplicá-lo em seu marketplace. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é white label?
2- Para que serve uma plataforma white label?
3- Vantagens de lançar um marketplace white label
4- Desvantagens do modelo white label
5- Como escolher uma boa plataforma white label?
6- Quanto custa uma plataforma white label?
7- Conclusão
O que é white label?
O conceito de white label diz respeito a produtos ou serviços que são produzidos por uma empresa e renomeados por outra para ser utilizado ou fazer parecer que foi produzido por ela.
A marca e o logotipo do fabricante original são removidos e substituídos pela marca e pelo logotipo da empresa que está utilizando ou vendendo o produto/serviço. Isso permite que a empresa que adquiriu o direito de uso ofereça o serviço a seus clientes com seu próprio nome e marca, enquanto ainda usa a infraestrutura de produção e distribuição do fabricante original. Basicamente, é uma terceirização de produção.
E, o que é private label?
Já o private label é um tipo de modelo no qual um produto ou serviço é feito por uma empresa, mas vendido sob a marca de outra empresa. Dessa forma, a vendedora do produto cria sua própria marca exclusiva e se diferencia de concorrentes. O private label pode ser encontrado em uma variedade de modelos de negócio, incluindo varejo, bens de consumo, marketplaces e e-commerces, entre outros.
A diferença desse modelo para o white label é que no tópico anterior um produto de “rótulo branco” pode sofrer rebranding por diferentes marcas. No private label, apenas uma marca tem o direito de uso e de venda do produto produzido de maneira terceirizada. É o que fazem redes de mercado como Dia, Extra, Pão de Açúcar, Condor e outras.
Para que serve uma plataforma white label?
Nesta mesma linha, uma plataforma white label é uma plataforma de software entregue a uma empresa ou organização completa com interfaces de usuário e interfaces de programação de aplicativos (APIs) já configuradas e prontas para uso.
Essas plataformas normalmente incluem ferramentas para criar e gerenciar lojas online, vitrines, campanhas de marketing, serviços de pagamento, gestão logística e de fornecedores. A empresa que utiliza a plataforma pode customizá-la para atender às suas necessidades específicas. Veja usos específicos:
Lançar um e-commerce
Há hoje no mercado diversas empresas, como fábricas de softwares e similares, que oferecem plataformas white label para que empreendedores possam abrir um e-commerce. Em pequena escala, algumas dessas plataformas até mesmo oferecem recursos gratuitos, mas as possibilidades de customização e uso são reduzidas.
Empreender uma franquia
As franquias, que nasceram no offline, hoje se utilizam largamente de plataformas white label para crescer. Na verdade, para a franquia é uma vantagem: ela lança uma plataforma unificada para seus franqueados, a qual ela pode controlar com facilidade ao mesmo tempo em que reduz custos. Os franqueados, por sua vez, ficam restritos em funcionalidades padronizadas.
Criar seu próprio marketplace
Para criar marketplaces, esse formato também é muito utilizado e pode ser uma ótima escolha, dependendo do provedor da plataforma. Plataformas white label com alto grau de customização podem atender a marketplaces com grande especificidade ou ainda escalar sem dificuldades para crescer junto com o negócio.
Dica: Quer saber como criar o seu marketplace? Temos um checklist completo para te guiar!
Vantagens de lançar um marketplace white label
Lançar um marketplace white label pode ter várias vantagens para o seu negócio. Veja só as principais delas:
Redução de custos
Quando pensamos no desenvolvimento ou no lançamento de um novo software, os custos são um dos principais fatores a se levar em conta. Desenvolver uma plataforma do zero é custoso e pode ser inviável. Especialmente no custo de equipes de TI, cada vez com salários mais altos.
Uma plataforma white label que possa ser usada por você e outras empresas, mais customizada de acordo com as suas necessidades, acaba sendo muito mais acessível financeiramente.
Lançamento rápido
Como explicamos anteriormente, a plataforma está pronta. Basta customizar, implementar e lançar. Isso faz com que uma plataforma white label possa ser lançada em poucos dias, uma economia de tempo muito grande quando comparada com o desenvolvimento de softwares que podem levar meses.
Plataforma especializada
Algumas empresas desenvolvedoras de plataformas white label se especializam em determinados modelos de negócio. É o caso da Ideia no Ar, por exemplo, que é totalmente especializada em marketplaces e pode oferecer o melhor serviço para qualquer empresa desse ramo, independentemente de seu volume de vendas.
Escalabilidade
Apesar de serem plataformas prontas, plataformas white label podem ser muito escaláveis. O Ideia no Ar, por exemplo, tem grande capacidade de expansão para acompanhar o ritmo de vendas, entregas, pedidos e novos vendedores de qualquer marketplace.
Ainda que a plataforma não tenha sido 100% construída por sua empresa, ela pode sim crescer junto com você a custos reduzidos.
Suporte e apoio estratégico
A especialização e a escalabilidade, além de uma equipe dedicada, permitem às empresas de plataformas white label oferecer suporte técnico de qualidade com agilidade e bons resultados. Mas, além disso, também permite que apoio e consultoria estratégicas também sejam fornecidas para que o negócio possa crescer de maneira mais sustentável.
Desvantagens do modelo white label
Como qualquer modelo de negócio, o white label também tem as suas limitações. A principal desvantagem do modelo white label é que ele limita o nível de personalização em comparação com o desenvolvimento de uma plataforma do zero.
Isso pode significar que determinados recursos ou funcionalidades que a empresa deseja podem não estar disponíveis ou podem ser mais caros para adicionar. Além disso, a plataforma pode ser mais difícil de manter e atualizar ao longo do tempo, pois as atualizações devem ser distribuídas para vários usuários, de acordo com o contrato firmado.
Como escolher uma boa plataforma white label?
A melhor maneira de escolher uma plataforma white label é pesquisar as diferentes opções disponíveis no mercado, comparar seus recursos e benefícios. Considere a escalabilidade da plataforma, seu custo, seus recursos técnicos e o nível de suporte ao cliente que ela oferece.
Também é muito importante avaliar os protocolos de segurança da plataforma, buscar manutenção e suporte contínuos. Por fim, certifique-se de que a plataforma seja compatível com qualquer sistema ou software existente que você possa estar usando. Afinal, a sua empresa provavelmente também utiliza outros sistemas e a integração nativa é um diferencial.
Quanto custa uma plataforma white label?
Quando falamos em custos, considerando que existe uma infinidade de plataformas no mercado, é impossível falar com valores precisos. Mas é possível, por exemplo, comparar com outras opções.
Em comparação a criar uma plataforma do zero, uma plataforma white label pode ser pelo menos 50% menos custosa em gastos totais, não apenas na implementação, mas também na manutenção destas soluções. Além disso, quando consideramos o tempo necessário para operar, esse custo também se torna uma vantagem.
Como mencionamos, existem também plataformas gratuitas, nas quais os custo, em tese, é zero. Mas esse custo acaba se tornando um empecilho à medida que a sua empresa sofre com as limitações e com a falta de recursos desse tipo de solução. É o barato que sai caro. No fim do dia, o white label pode acabar sendo um modelo muito estratégico.
Dica: descubra a melhor plataforma white label de marketplace para criar o seu shopping, neste comparativo.
Conclusão
Quem vai abrir um marketplace, além de pensar em negócios, clientes, produtos e serviços vendidos, também precisa ter uma preocupação especial com aspectos técnicos, como a plataforma e de que forma os clientes poderão acessá-la. O formato white label se apresenta como uma boa opção para quem deseja abrir ou migrar para esse tipo de empreendimento.
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